Pelo menos 125 voos entre o Brasil e a Europa foram cancelados desde a última quinta-feira (15), por causa das cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Só nesta segunda-feira (19), dez aviões foram impedidos de sair do aeroporto internacional do Rio de Janeiro e outros 21 de São Paulo, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).Apenas três voos foram realizados no Rio de Janeiro, conforme o programado, neste início de semana.
A companhia aérea TAM emitiu uma nota, informando que os passageiros com destino a Londres, Frankfurt, Paris e Milão devem remarcar seus voos devido ao fechamento de aeroportos na Inglaterra, Alemanha, França e Itália. O comunicado explica ainda que a empresa vai realizar voos extras para atender a todos no menor prazo possível. O procedimento será isento de taxas ou diferenças tarifárias.
A União Européia anunciou que vai reabrir parte do seu espaço aéreo, a partir da manhã de terça-feira (madrugada, no Brasil). A estimativa é que até 45% vôos serão normalizados no mesmo dia e 60%, na quarta-feira. A decisão, em parte, é resultado da pressão das empresas aéreas, que pediram às autoridades que retirassem pelo menos parte das restrições aos voos.
A indústria da aviação comercial já enfrentou prejuízos superiores a US$ 1 bilhão. A estimativa de prejuízos foi feita pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), baseada numa perda diária de US$ 200 milhões das empresas. Com Veja on line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!