O corte adicional de R$ 10 bilhões no Orçamento foi confirmado oficialmente nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento, que também aumentou a previsão de crescimento da economia de 5,2% para 5,5% em 2010. Os dados fazem parte do Relatório Bimestral de Avaliação Orçamentária, documento no qual o Ministério do Planejamento revê os gastos e despesas do governo de acordo com o desempenho da economia no período.
A informação sobre o corte já havia sido antecipada pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) na semana passada. É a segunda redução de despesas anunciada neste ano. Em março, o governo bloqueou R$ 21,8 bilhões --o maior contingenciamento promvido no governo Lula.
O objetivo do corte é ajudar a reduzir o ritmo de atividade da economia brasileira. Para o governo, uma expansão próxima de 7%, conforme previsões dos bancos, está acima da capacidade do setor produtivo nacional em fornecer mercadorias e serviços, o que levaria a um aumento da inflação
Dados do Banco Central divulgados nesta semana mostram que a economia brasileira cresceu quase 10% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento em 12 meses já chega a 3%, depois da retração registrada em 2009. (Folha on line)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!