A reforma do Palácio Anchieta, que transformou o antigo Colégio de Santiago, dos jesuítas, num exuberante monumento, contemplou a memória do religioso que lhe deu o nome, mas ignorou outra lendária figura.
Continua em estado deplorável a escadaria Bárbara Monteiro Lindenberg, em frente ao Palácio, ao mesmo tempo acesso à sede do Governo e ligação entre as partes alta e baixa de Vitória.
Na reforma atual, a escadaria construída por Justin Norbert, engenheiro formado pela École de Ponts et Chaussées (Escola de Pontes e Estradas), de Paris, não recebeu uma leve mão de tinta.
Norbert, em 1908, a convite do governador Jeronymo Monteiro projetou a reconstrução do Anchieta e transformou o antigo estilo jesuítico num edifício de feições ecléticas, com elementos neoclássicos e barrocos.
Em 1912, projetou a escadaria em frente ao Palácio, em estilo Luís XVI, a ser construída em pedra e cimento, com balaustrada e corrimões em cimento branco e guarnecidos de ferro. Um belo monumento, com esculturas.
A escadaria passou por várias reformas. Na última, em 1995, o prefeito de Vitória, Paulo Hartung, assumiu a obra e resgatou suas cores originais: rosa e branco.
Hartung foi o último administrador público a se interessar pela escadaria que desde então, caiu em total abandono. A reforma do monumento compete à Prefeitura de Vitória.
C/Informações Portal da Fazenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!