As estrelas de Hollywood declaram guerra ao rei do sushi. Após recente incursão do Greenpeace no restaurante Nobu, em Manhattan, templo da cozinha japonesa na Big Apple, diferentes personalidades do star-system protestam contra os donos da cadeia de restaurantes: Nobu Matsuhisa e o ator Robert De Niro.
Trinta estrelas internacionais, incluindo Sienna Miller, Charlize Theron, Sting e Elle Macpherson, em carta para Matsuhisa, denunciam o famoso chef do Sol Nascente culpado por oferecer pratos baseados no atum- rabillho prestes a desaparecer. A mensagem pede a Matsuhisa a remoção do peixe do menu de todos os restaurantes Nobu, para que os clientes "comam em paz".
O atum- rabilho, rara espécie, é também valioso. Encontra-se no Mediterrâneo, pode pesar até 300 kg e é vendido em Tóquio por 100 mil euros a unidade.Sua carne é procurada para o sashimi e, de acordo com o Greenpeace, há nos mares internacionais apenas 10 mil espécies. Pode desaparecer se não houver contramedidas adequadas.
As estrelas são ambientalistas, clientes de Nobu. Mas após assistirem o documentário "Fim da linha", com lançamento marcado para o próximo 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, que fala do rápido desaparecimento de muitas espécies de peixes marinhos e das diferentes técnicas de pesca que empobrecem os oceanos e mares, decidiram ser protagonistas da iniciativa capaz de mudar o destino da valiosa espécie.
"A possibilidade de que o atum- rabilho, uma das criaturas mais rápidas do planeta, possa ser extinto em menos de quatro anos é uma grande tragédia", dizem as estrelas. Além disso, exortam publicamente os clientes a boicotar Nobu até o atum desaparecer do menu.
Charles Clover, autor do livro "O Fim da Linha", que originou o documentário, comenta que Nobu Matsuhisa fez fortuna graças à estrela do show, o atum- rabilho."Se as celebridades virarem as costas, porque vende o pescado em extinção, será pior para ele".
C/ Informações do Corrieri della Sera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!